quinta-feira, 9 de julho de 2009

A importancia do estudo e do ensino da Língua Portuguesa

O estudo da Língua Portuguesa entende a importância de falar e escrever bem, seja na forma culta ou popular.
Como professores, devemos mostrar que a língua é um universo amplo e acessível, além de instrumento fundamental para o ser humano, a comunicação.
O processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve basear-se em propostas interativas a fim de promover o desenvolvimento de cada indivíduo de modo integral. Portanto, nessa perspectiva, o trabalho do professor é, dentre outros, desenvolver no aluno a capacidade de comunicar-se bem, que é imprescindível e o professor leve o aluno a perceber isso.
Os desafios da escola, provocam temor, na medida em que representam contraposição às práticas tradicionais, representando da mesma forma novos discursos que se chocam com os discursos habituais. E encontrar caminhos ou ajustar aqueles já palmilhados para incorporar transformações e ao mesmo tempo compreender e avaliar a complexidade desse processo é nossa função.
Em outras palavras, a aprendizagem da linguagem é constante, pois sempre será possível nos encontrarmos em situações nas quais deveríamos utilizar gêneros que não conhecemos tão bem, ou até que desconhecemos.
Assim, se não tivermos acesso a determinados gêneros e a sua aprendizagem for fundamental para a formação, nós professores precisamos assumir a tarefa de ensinar aos nossos alunos as características dos gêneros mais complexos, que não são aprendidos espontaneamente nas situações do cotidiano, pois quanto maior for o domínio que tivermos sobre os gêneros e quanto mais gêneros conhecermos, maior facilidade de compreensão e de produção de textos teremos, maior será a possibilidade de atingirmos nossos objetivos.

4 comentários:

  1. Pretendo ser um professor baseado nessa sua tese sobre a língua portuguesa você é uma ótima professora espero aprender muito com isso

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu conteúdo espero ter mais conteúdo sobre assunto

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu comentário sobre Língua Portuguesa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu conteúdo , estás de parabéns

    ResponderExcluir