quinta-feira, 9 de julho de 2009

A importancia do estudo e do ensino da Língua Portuguesa

O estudo da Língua Portuguesa entende a importância de falar e escrever bem, seja na forma culta ou popular.
Como professores, devemos mostrar que a língua é um universo amplo e acessível, além de instrumento fundamental para o ser humano, a comunicação.
O processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve basear-se em propostas interativas a fim de promover o desenvolvimento de cada indivíduo de modo integral. Portanto, nessa perspectiva, o trabalho do professor é, dentre outros, desenvolver no aluno a capacidade de comunicar-se bem, que é imprescindível e o professor leve o aluno a perceber isso.
Os desafios da escola, provocam temor, na medida em que representam contraposição às práticas tradicionais, representando da mesma forma novos discursos que se chocam com os discursos habituais. E encontrar caminhos ou ajustar aqueles já palmilhados para incorporar transformações e ao mesmo tempo compreender e avaliar a complexidade desse processo é nossa função.
Em outras palavras, a aprendizagem da linguagem é constante, pois sempre será possível nos encontrarmos em situações nas quais deveríamos utilizar gêneros que não conhecemos tão bem, ou até que desconhecemos.
Assim, se não tivermos acesso a determinados gêneros e a sua aprendizagem for fundamental para a formação, nós professores precisamos assumir a tarefa de ensinar aos nossos alunos as características dos gêneros mais complexos, que não são aprendidos espontaneamente nas situações do cotidiano, pois quanto maior for o domínio que tivermos sobre os gêneros e quanto mais gêneros conhecermos, maior facilidade de compreensão e de produção de textos teremos, maior será a possibilidade de atingirmos nossos objetivos.